02 junho 2005

Revista Margem Esquerda nº 5

Em 2003, a Boitempo Editorial lançou um projeto ousado e "imprescindível" nos tempos atuais. Trata-se da revista Margem Esquerda: ensaios marxistas. De periodicidade semestral e com fino acabamento gráfico e editorial, Margem Esquerda traz à tona debates, entrevistas e polêmicas sobre os rumos e as andanças da esquerda e do pensamento socialista no Brasil e no mundo. Vele a pena conferir a edição número 5, por exemplo, que acaba de sair do forno e apresenta uma entrevista imperdível com o filósofo brasileiro Leandro Konder, um dos mais importantes e respeitados intelectuais brasileiros de todos os tempos, com grande participação e militância na cultura brasileira e na batalha das idéias pela criação de uma realidade mais humana, pluralista e, por tudo isso, socialista.. Ademais, Margem Esquerda é uma excelente alternativa para quem não aprecia muito Veja, Istoé, Época, Caras, Contigo!, essas coisas...
Seguem-se abaixo o texto de divulgação e o súmário dessa edição número 5...
Revista Margem Esquerda n. 5
Edição traz dossiê sobre imperialismo no mundo atual, entrevista com Leandro Konder e artigo sobre a reforma sindical do governo Lula

A revista Margem Esquerda chega ao seu quinto número trazendo uma entrevista com Leandro Konder. Intelectual de extensa história de reflexão e militância, Konder fala de suas vivências tanto no meio acadêmico quanto no PCB e no PT, e aponta suas expectativas para a reorganização da esquerda brasileira no governo Lula.
Outro destaque desta edição é o dossiê que trata do imperialismo nos dias de hoje, nas análises de David Harvey, Paulo Arantes, Domenico Losurdo, Giovanni Arrighi e Aldo Romero. Os autores jogam novas luzes e recuperam conceitos válidos quase 100 anos depois de Lênin ter definido o imperialismo como a etapa superior do capitalismo. Mais do que denunciar as atrocidades cometidas pela gestão Bush, essa seleção de textos procura detectar as mudanças ocorridas nas práticas de dominação internacional.
A revista traz também, entre outros artigos, Ricardo Antunes, autor de Os sentidos do trabalho, destrinchando o projeto e os objetivos da reforma sindical proposta pelo governo Lula. Carlos Nelson Coutinho, especialista em Gramsci, analisa a relação da obra do pensador italiano com o Sul do mundo. E em lembrança aos 100 anos da Revolução de 1905, um texto clássico do Trotsky sobre o soviete de Petrogrado.
Além de resenhas, notas de leitura de O poder americano, de José Luís Fiori, uma homenagem de Leda Paulani à Celso Furtado e duas novidades: pela primeira vez Margem esquerda publica os desenhos de Antonio Dias, abrindo espaço para outras formas de expressão do pensamento crítico; e a possibilidade do leitor assinar a revista, recebendo-a em casa.
Título: Margem Esquerda 5ensaios marxistas
Número de páginas: 224
Preço: R$ 25,00
ISSN: 1678-7684
Sumário da Revista Margem Esquerda 5

ENTREVISTA

Leandro Konder

DOSSIÊ

O “novo” imperialismo: sobre rearranjos
espaciotemporais e acumulação mediante despossessão
DAVID HARVEY

Último round
PAULO EDUARDO ARANTES

Estratégia imperial e instabilidade mundial
ALDO ANDRÉS ROMERO

As escalas da turbulência global
GIOVANNI ARRIGHI

Guerra preventiva, americanismo e antiamericanismo
DOMENICO LOSURDO

ARTIGOS

A situação da arte e o “pensamento único” 1
LUIZ RENATO MARTINS

Marxismo para o século XXI
IVO TONET

Gramsci e o Sul do mundo: entre Oriente e Ocidente

Sobre um riso que não reconcilia:
Ironia e certos modos de funcionamento da ideologia
VLADIMIR SAFATLE

Eleições uruguaias em 2004:
o triunfo da esquerda e seus desafios
GERARDO CAETANO

O estancieiro, o príncipe e o artífice:
construção e desconstrução da legislação social no Brasil
RICARDO ANTUNES

Do aprender a ser à aquisição de competências para competir
LICÍNIO C. LIMA

A resistível ascensão de Bushad´óleo
AGENOR BEVILACQUA SOBRINHO

HOMENAGEM

Celso Furtado e a dialética do desenvolvimento
LEDA PAULANI

CLÁSSICOS

O soviete de 1905 e a revolução
LEON TROTSKI

RESENHAS

De volta ao essencial
MAURO LUIS IASI

Tecnécrates, a tragédia de um herói sem caráter
PLINIO FREIRE GOMES

NOTAS DE LEITURA

O poder americano
Labirintos dos fascismo
Marx (sem ismos)