23 março 2008

ENTREVISTA: Violência e Cidadania na TV Pitágoras

Imagem do Plenarinho, espaço da Câmara dos Deputados destinado à difusão dos valores de cidadania entre as crianças

O programa Entrelinhas, da TV PITÁGORAS, esteve no Campus Metropolitana, em Londrina, e entrevistou o professor e sociólogo Marco Rossi. O bate-papo com a jornalista Ana Tereza Arruda girou em torno de questões relacionadas com a violência urbana e o exercício da cidadania no complexo e tenso mundo contemporâneo.

A entrevista também destacou os trabalhos do sociólogo na coordenação do Núcleo de Estudos Sobre Violência e Cidadania (NEVC), órgão de apoio à pesquisa, à extensão e ao ensino no Curso de Psicologia do campus. O NEVC, que também conta com a coordenação dos professores Flávia Carvalhaes e Cláudio Costa, busca ampliar os horizontes da vida acadêmica, inserindo os alunos e toda a comunidade Pitágoras na vida comunitária, refletindo sobre os problemas e as possibilidades da sociedade londrinense como um todo.

O programa tem 30 minutos e é uma oportunidade para refletir sobre os complexos mundos da violência e da exclusão social, bem como fundar apostas nas saídas permitidas pelo desenvolvimento das práticas coletivas de cidadania, das quais o universo acadêmico é importante fundamento. O modo como as questões da violência e das construções cidadãs se enraizam em nossa cotidianidade, aliás, é dado integrante de nossas aspirações por um mundo realmemte livre e fraterno.

Assistam ao programa Entrelinhas e deixem no portal da TV Pitágoras a sua opinião e os seus comentários. O endereço da TV PItágoras na WEB é: http://www.tvpitagoras.com.br/

Um abraço fraterno...

Equipe de Comunicação
Blog "ESPAÇO DE CULTURA SOCIALISTA"